Terreno Rústico em Calhandriz a 20 minutos de Lisboa

Lisboa, Vila Franca de Xira, Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz
Zona: Calhandriz (Calhandriz)
40 000€

  • Útil: 9400m2
  • Bruta: 9400m2
  • C.E.: A+
  • Ref: 55114-MCCT61758

Descrição

Excelente oportunidade de investimento numa propriedade rústica em Calhandriz!

Este terreno com 9400m² oferece uma localização privilegiada numa zona tranquila e com vista para a serra. Com uma grande variedade de árvores, este terreno é perfeito para quem pretende investir numa propriedade rústica para fins agrícolas.

Com terreno misto (plano e inclinado), este terreno apresenta um potencial incrível e pode ser utilizado para diversas finalidades, oferecendo amplas possibilidades para os seus futuros proprietários.

Além disso, o terreno tem fácil acesso e está próximo de vários serviços e comércio, como supermercados, escolas, restaurantes e farmácias, oferecendo comodidade e praticidade para quem pretende investir nesta região.
Não perca esta oportunidade única de adquirir um terreno rústico numa zona tranquila e com vista para a serra. Contacte-nos agora para agendar uma visita e venha conhecer este fantástico terreno com grande potencial de investimento!

Calhandriz é uma antiga freguesia portuguesa do município de Vila Franca de Xira, com 7,12 km² de área e 801 habitantes (2011). A antiga freguesia é constituída pelas aldeias de Adanaia, Calhandriz, Loureiro, Lugar da Igreja, Lugar do Mato, Mato da Cruz e Pardieiro.

Foi unida às freguesias de Alhandra e São João dos Montes, originando a União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, com sede na vila de Alhandra. O actual edifício da junta funciona como uma delegação da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.

Etimologia
O nome da freguesia (Calhandriz) é de origem sueva.

Localização da Freguesia de Calhandriz no Município de Vila Franca de Xira
Heráldica
Foi elaborada com base no parecer emitido pela Comissão de Heráldica e Genealogia da Associação dos Arqueólogos Portugueses e a aprovação em sessão da Assembleia de Freguesia, efectuada em 26 de Dezembro de 1997.

Brasão
O brasão é constituído por um escudo em prata, duas espigas de trigo em ouro (folhadas de verde, a da dextra posta em banda e a da sinistra em barra), um cacho de uvas púrpura (folhado de verde em chefe) e um ramo de cerejeira (folhado de verde e frutado de vermelho), em ponta. Possuí uma coroa mural de prata de três torres e um Listel branco, com a legenda (a negro): «CALHANDRIZ».

Bandeira
De cor púrpura, possui um cordão e borlas de prata e púrpura, e ainda uma haste e lança de ouro.

História
Período Romano
O povoamento da Freguesia de Calhandriz iniciou-se muito antes da fundação de Portugal, provavelmente durante o Império Romano, visto encontrar-se uma lápide trabalhada (originária de um edifício do período romano) à direita da entrada da Igreja de S. Marcos.

Invasões Francesas
Calhandriz é a freguesia, de Vila Franca de Xira, que inclui o maior número de estruturas fortificadas pertencentes às Linhas de Torres Vedras (ao todo 7), que defenderam Lisboa das Invasões Francesas. Estas estruturas foram edificadas entre 1809 e 1812, e terão sido palco de diversas batalhas, como o demonstram os vestígios presentes nos fortes, bem como o Episódio do Vale da Calhandriz.

Episódio do Vale da Calhandriz
No dia 16 de Outubro de 1810, o marechal André Masséna deslocou-se ao Vale da Calhandriz, num reconhecimento, onde quase foi atingido por um tiro disparado do forte militar do Reduto Novo da Serra do Formoso. Masséna terá tirado o chapéu e feito uma vénia em sinal de respeito e consideração pela qualidade do atirador, retirando-se de seguida.

Atributos

  • Vista de Campo/Serra